Considerado o espetáculo teatral em atividade contínua mais antigo do Brasil, o Show do Esqueleto realiza sua 64ª edição nesta quinta-feira, 25 de junho, às 18h30, no Teatro Goiânia. A montagem reúne mais de 90 estudantes da Turma 73 do curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) em uma produção que combina teatro, música, dança, humor e crítica social.
Criado em 1962 por estudantes de Medicina como alternativa aos tradicionais trotes universitários, o espetáculo se consolidou como um dos eventos culturais mais tradicionais de Goiás. Ao longo de mais de seis décadas, tornou-se símbolo da integração entre arte, universidade e sociedade, preservando o humor e a reflexão como marcas centrais de sua identidade.
A edição de 2026 apresenta dramaturgia inédita assinada por Rodrigo Cunha e Valéria Braga, que também respondem pela direção teatral, direção de cena e preparação de elenco. Há 12 anos à frente do projeto, a dupla conduz um processo criativo construído coletivamente com os estudantes ao longo de quase um ano de ensaios e atividades formativas.
Além das apresentações no palco, os alunos participam de diversas etapas da produção, atuando também na criação de figurinos, cenários, adereços e objetos de cena. O elenco é formado por acadêmicos que se dividem entre atuação, canto, dança e produção artística.
Segundo o coordenador-geral do espetáculo, Vinícius Augusto, a força do Show do Esqueleto está justamente na renovação constante proporcionada pelas novas gerações de estudantes. “É um espetáculo construído coletivamente, que preserva sua tradição sem deixar de dialogar com o presente”, afirma.
A programação também contempla ações voltadas à acessibilidade. O especialista PcD Brazil Nunes participa da preparação da equipe por meio de uma formação sobre boas práticas no atendimento ao público e inclusão cultural.
Com expectativa de público de cerca de 700 pessoas, o espetáculo mantém ainda seu caráter beneficente, destinando parte da arrecadação para ações sociais e doação de alimentos a instituições comunitárias.
O 64º Show do Esqueleto é realizado pelo Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA) e pela Faculdade de Medicina da UFG. O projeto conta com o patrocínio da Belcar e do Leve Supermercados, por meio do Programa Goyazes, do Governo de Goiás, via Secretaria de Estado da Cultura. A produção é da Dias e Melo Assessoria Cultural, com a condução do produtor Wellington Dias.
Goiás Cine Leitura do Bem estará em Nazário, Trindade, Brazabrantes e Goianira nesta semana
Goiás “Desenhando o Futuro” leva criações do público às fachadas históricas da cidade de Goiás
Goiás Escolas do Futuro oferecem 434 vagas para cursos gratuitos de Teatro e Violão em sete municípios de Goiás
Goiás Neste fim de semana tem Cavalhadas em São Francisco de Goiás e Hidrolina
Goiás Mistura que sempre deu certo! Fica 2026 exibe Brasil x Haiti e show com Xande de Pilares na sequência
Goiás Orquestra Filarmônica de Goiás encerra semestre com concerto gratuito nesta quinta-feira 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 17° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 31°
Tempo limpo



